terça-feira, 1 de novembro de 2011

Destaques de Novembro na TCM


Gerard Butler vive bárbaro que ousou desafir o Império
Romano na minissérie ÁTILA, O REI DOS HUNOS

No fim de semana dos dias 12 e 13 de novembro, às 14h*, vai ao ar o retrato fiel
de um dos maiores levantes da história, protagonizado pelo astro de Hollywood

O ator escocês Gerard Butler mostra porque foi a escolha natural para viver um dos maiores líderes militares da história, como protagonista da minissérie ÁTILA, O REI DOS HUNOS, nos dias 12 e 13 de novembro, sábado e domingo, às 14h*, no TCM. Especialmente criada para a TV, a atração mostra como o personagem reuniu uma legião de seguidores e guerreiros hunos, povo errante da antiguidade que vivia no leste europeu e em um pedaço da Ásia.

Durante o obscuro século V d.C., Átila pôs de joelhos um Império Romano derrubado tanto no Ocidente quanto no Oriente com o seu exército de bárbaros. A imponência e o carisma dúbio do caudilho lhe valeram a máxima “onde ele pisa, a grama não cresce mais”. E ninguém melhor para vivê-lo na tela do que Butler, que estabeleceu um novo padrão físico de atuação para o gênero de aventura com o filme “300” – conquistado talvez com a bagagem que conseguiu ao viver o terrível e brutal Átila.

Como antagonista está o general romano Flávio, cujo rosto tenebroso do ator Powers Boothe (de outras produções como “A Justiça está Chegando” e “Sin City - A Cidade do Pecado”) se enquadra perfeitamente à complexidade do arquiinimigo de Átila.

A minissérie ÁTILA, O REI DOS HUNOS será exibida no sábado, dia 12 e domingo, dia 13, às 14h*.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Uma celebração (com gosto de testosterona) aos 90 anos de Charles Bronson

No mês em que um dos maiores durões de Hollywood faria aniversário, o TCM presta seu tributo no sábado, dia 5 de novembro, com uma maratona de produções que começa às 13h*

Charles Dennis Buchinsky, mais conhecido no mundo da Sétima Arte pela alcunha de Charles Bronson, estava longe de ser um rostinho bonito na indústria cinematográfica. E ele sabia disso. Com uma constituição física que sempre se manteve sólida como uma rocha, ele rapidamente assumiu o arquétipo dos personagens durões, que falavam pouco, sempre com uma assustadora voz grave, mas que resolviam a maior parte dos problemas na base dos punhos. Vivendo personagens que iam do gângster ao matador de aluguel, Bronson tornou-se uma estrela improvável – mas que ainda hoje continua na lembrança de todo cinéfilo que curte um bom filme de ação. No mês em que ele completaria 90 anos se estivesse vivo (mais exatamente no dia 3 de novembro), o TCM homenageia a carreira de Bronson com uma maratona de quatro filmes – que serão exibidos no sábado, dia 5 de novembro, começando às 13h*.

A programação começa com RENEGADO IMPIEDOSO, no qual o ator vive um mestiço indígena perseguido depois de matar, em defesa própria, um soldado norte-americano. A situação muda quando seus perseguidores adentram o território dos índios e se tornam mais caça do que caçadores. Uma caçada também é o que ele enfrenta em PERSEGUIÇÃO MORTAL, produção na qual vive um sujeito com cara de poucos amigos que defende um cachorro e arruma confusão em pleno Canadá gelado. Muito antes de Jean Claude Van-Damme, Charles Bronson já defendia o pão nosso de cada dia com sangrentos combates urbanos em LUTADOR DE RUA. E para completar, em DESAFIANDO O ASSASSINO, ele prova que um humilde fazendeiro pode ter muito a esconder quando resolve combater o crime organizado.

Confira a programação completa da homenagem a Charles Bronson que acontece no sábado, dia 5:

13h* – RENEGADO IMPIEDOSO (Chato’s Land, 1971)
14h45* – PERSEGUIÇÃO MORTAL (Death Hunt, 1981)
16h25* – LUTADOR DE RUA (Hard Times, 1975)
18h05* – DESAFIANDO O ASSASSINO (Mr. Majestyk, 1974)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


O PAPEL DA SUA VIDA: programação especial retrata os personagens essenciais para astros e estrelas de Hollywood

Todos os sábados de novembro, às 20h*, o TCM exibe filmes com as interpretações que mais marcaram a carreira de nomes como Julia Roberts, Tom Hanks, Anthony Hopkins e Arnold Schwarzenegger

Por mais diversificada que seja a carreira de um intérprete, não são raras as ocasiões em que ele acaba vivendo um personagem que marca de vez a sua trajetória. Este fenômeno acontece, por exemplo, com a sensual ruiva Rita Hayworth, até hoje lembrada como a femme fatale Gilda. Ou com o grandalhão Arnold Schwarzenegger, invariavelmente identificado pela jaqueta de couro e pelos óculos escuros do T-800 de O EXTERMINADOR DO FUTURO. Em homenagem a este elo que mantém atores e suas criações ligados para sempre, o TCM preparou um bloco especial de programação, chamado O PAPEL DE SUA VIDA, para os sábados de novembro. As apresentações duplas começam sempre às 20h*.

A seleção especial do TCM mostra, por exemplo, que seria muito difícil imaginar um Dr. Hannibal Lecter que não fosse Anthony Hopkins – por mais que Jack Nicholson tenha sido considerado para o papel. Hopkins, aliás, chegou a ser uma alternativa para entrar de cabeça no protagonista de GANDHI, mas Ben Kingsley simplesmente roubou a cena. E por mais que Bill Murray, John Travolta e Chevy Chase tenham recusado a oportunidade, parece que ninguém jamais poderia ter sido considerado para viver Forrest Gump além de Tom Hanks. Confira abaixo a programação completa de O PAPEL DE SUA VIDA:

Sábado, dia 5 de novembro
20h* – Julia Roberts em UMA LINDA MULHER (Pretty Woman, 1990)
22h15 * – Tom Hanks em FORREST GUMP: O CONTADOR DE HISTÓRIAS (Forrest Gump, 1994)

Sábado, dia 12 de novembro
20h * – Peter O'Toole em LAWRENCE DA ARÁBIA (Lawrence of Arabia, 1962)
23h55* – Ben Kingsley em GANDHI (Idem, 1982)

Sábado, dia 19 de novembro
20h * – Arnold Schwarzenegger em O EXTERMINADOR DO FUTURO (The Terminator, 1984)
22h * – Jamie Foxx em RAY (Idem, 2004)

Sábado, dia 26 de novembro
20h * – Rita Hayworth em GILDA (Idem, 1946)
22h * – Anthony Hopkins em O SILÊNCIO DOS INOCENTES (The Silence of the Lambs, 1991)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Nenhum comentário: