quarta-feira, 25 de abril de 2012

Destaques de Maio no TCM




KUNG FU: em maio, a jornada solitária de Kwai Chan Caine está de volta à TV

A partir do dia 22, série vai ao ar terças e quintas, às 19h*, e sábados e domingos, no horário das 13h*
Quando o cineasta Quentin Tarantino criou o antagonista que dá nome aos dois filmes de sua série “Kill Bill”, uma homenagem aos filmes de artes marciais dos anos 70, não foi à toa que ele o fez pensando no ator David Carradine para interpretá-lo. Afinal, desde que atuou como protagonista da série KUNG FU (Idem, 1972-1975, classificação indicativa 12 anos), Carradine sempre foi justamente a personificação do fanatismo que a cultura pop ocidental tem pelo Oriente. No mês de maio, o TCM oferece uma nova chance para rever Carradine em ação como o monge solitário que, em pleno Oeste americano dominado pela pólvora, usa apenas os punhos para defender os fracos e oprimidos – gerando uma espécie de faroeste temperado com misticismo oriental. A partir do dia 22, KUNG FU vai ao ar todas as terças e quintas-feiras, às 19h*, e também aos sábados e domingos, às 13h*. Uma pré-estreia especial do episódio-piloto será exibida no domingo, dia 20 de maio, às 22h*.

Kwai Chang Caine (David Carradine) é um órfão, originalmente filho de um homem americano e de uma mulher chinesa, que após a morte do avô materno acaba sendo aceito em um Monastério Shaolin. Depois de anos de treinamento, ele se torna monge e um verdadeiro perito em artes marciais. Quando seu amado mestre, Po, é assassinado pelo sobrinho do imperador chinês, Caine perde o controle e mata o jovem. O resultado é que ele se torna procurado pelo Império, com um prêmio por sua cabeça – fazendo-o mudar-se para os Estados Unidos, terra de seu pai. Em busca de suas raízes e também de seu meio-irmão, Danny, o monge inicia uma jornada solitária pelo selvagem território do Oeste americano, dominado por criminosos tomados pela ambição em busca do ouro. E, embora Caine siga um rigoroso código de não-violência, ele se vê obrigado a agir quando percebe que um inocente está em perigo.

KUNG FU será a atração das terças e quintas, às 19h*, e também dos sábados e domingos, às 13h*, a partir do dia 22 de maio - lembrando ainda que o episódio-piloto, que conta as origens de Caine, terá uma première especial no domingo, dia 20 de maio, a partir das 22h*.



TCM IN CONCERT inicia sua temporada 2012 com o cultuado documentário dos irlandeses do U2, RATTLE & HUM

Registro da turnê do álbum “The Joshua Tree” pelos EUA vai ao ar na quinta-feira, 3 de maio, às 22h*

Depois que o estrondoso sucesso de seu quinto lançamento de estúdio, “The Joshua Tree”, transformou Bono (vocalista), The Edge (guitarrista), Adam Clayton (baixista) e Larry Mullen, Jr. (baterista) em verdadeiros rockstars, integrantes de uma banda que começava a se tornar objeto de culto, o U2 saiu da Irlanda rumo a uma turnê de divulgação nos EUA. Mais do que registrar este momento em um disco ao vivo, o quarteto queria realizar uma verdadeira homenagem às raízes da música americana, incorporando elementos do blues, do folk e do gospel, entre outros estilos, ao seu som. Nascia ali a ideia de rodar um documentário (ou, como os críticos gostam de chamar, um “rockumentário”), batizado como RATTLE & HUM (Idem, 1988, classificação indicativa livre) – algo como “estrondo e sussurro”, diretamente de um trecho da letra de “Bullet The Blue Sky”. Este filme de proporções épicas, repleto de participações especiais, abre a temporada 2012 do bloco TCM IN CONCERT na quinta-feira, dia 3 de maio, às 22h*.

Embora a maior parte das canções tenha sido gravada durante os shows realizados no McNichols Sports Arena, na cidade de Denver, entre os dias 7 e 8 de novembro de 1987, o filme dirigido por Phil Joanou traz também algumas faixas executadas em Tempe (Arizona), San Francisco (Califórnia) e Nova York. A performance abre com uma reinterpretação explosiva de “Helter Skelter”, dos Beatles, e segue mesclando sucessos inevitáveis como "Where the Streets Have No Name", "With or Without You", "Sunday Bloody Sunday" e "Pride (In the Name of Love)" com outros covers. Destaque para a versão de "All Along the Watchtower", de Bob Dylan, e “Gloria”, de Van Morrison – além, é claro, para a parceria com o mestre B.B.King no blues-rock "When Love Comes to Town".

U2: RATTLE & HUM estreia na quinta-feira, dia 3 de maio, às 22h* - com reapresentações na madrugada da sexta, dia 11, para o sábado, dia 12, à 0h15; na madrugada da quinta, dia 17, para a sexta, dia 18, à 1h; no sábado, dia 26, às 22h45*; e na quarta, dia 30, às 22h*. 

Em maio, TCM homenageia as datas em que três astros completariam 105 anos: Katharine Hepburn, Laurence Olivier e John Wayne

Homenagens acontecem respectivamente na sexta, dia 11, às 13h*; na terça, dia 22,
a partir das 14h30*, e no final de semana dos dias 26 e 27, começando às 14h*

Maio pode ser, de fato, considerado um mês histórico para o cinema – afinal, se estivessem vivos, três atores da Era de Ouro de Hollywood estariam completando exatos 105 anos. Como a ocasião pede uma homenagem especial, nada melhor do que preparar pequenas maratonas com alguns dos filmes mais destacados destes importantes nomes. A primeira delas é Katharine Hepburn, considerada pelo American Film Institute a estrela feminina mais importante da história do cinema. Para alguns críticos, o astro que vem a seguir também é um dos maiores de seu tempo: Laurence Olivier, que recebeu o título de barão da monarquia inglesa já mostra como ele bem representava os clássicos de William Shakespeare, tomando-os para si como se tivessem sido escritos especialmente para ele. Encerrando o mês, um final de semana especial para honrar o homem dos faroestes norte-americanos: John Wayne, homem de opiniões políticas contundentes e que se tornou um mito da Sétima Arte. Confira abaixo as respectivas programações completas.

ESPECIAL KATHARINE HEPBURN - Sexta-feira, dia 11 de maio
13h* - LEVADA DA BRECA (Bringing Up Baby, 1938, classificação indicativa livre)
14h55* - NÚPCIAS DE ESCÂNDALO  (The Philadelphia Story, 1940, classificação indicativa livre)
17h* - ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR (Guess Who's Coming To Dinner, 1967, classificação indicativa livre)

ESPECIAL LAURENCE OLIVIER – Terça-feira, dia 22 de maio
14h30* - HAMLET (Idem, 1948, classificação indicativa livre)
17h* - O PRÍNCIPE ENCANTADO (Prince & The Showgirl,         1957, classificação indicativa livre)
22h* - MARATONA DA MORTE (Marathon Man, 1976, classificação indicativa 14 anos)

ESPECIAL JOHN WAYNE (Parte 1) – Sábado, dia 26 de maio
14h* - SANGUE DE HERÓI (Fort Apach, 1948, classificação indicativa 14 anos)
16h15* - EL DORADO (Idem, 1967, classificação indicativa 10 anos)
18h30* - LEGIÃO INVENCÍVEL (She Wore a Yellow Ribbon, 1949, classificação indicativa livre)
20h20* - BRAVURA INDÔMITA (True Grit, 1969, classificação indicativa 14 anos)

ESPECIAL JOHN WAYNE (Parte 2) – Domingo, dia 27 de maio
14h* - RIO VERMELHO (Red River, 1948, classificação indicativa 10 anos)
16h15* - ONDE COMEÇA O INVERNO (Rio Bravo¸1959, classificação indicativa 10 anos)
18h40* - RASTROS DE ÓDIO (The Searches, 1956, classificação indicativa 10 anos)
20h45* - O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (Man Who Shot Liberty Balance, 1962, classificação indicativa 12 anos)


Ciclo western SALOON DE FESTAS traz filmes que contam a história do gênero em maio no TCM

Todo os sábados e domingos do mês, a partir das 14h*, quatro produções são exibidas na sequência, abrangendo desde os primórdios do estilo, passando pelos anos de ouro e até o seu revival

O TCM vai levantar poeira nos fins de semana de maio com o ciclo SALOON DE FESTAS, uma homenagem ao western, gênero clássico e consagrado que se confunde com os primórdios do cinema nos sábados e domingos do mês, a partir das 14h*.

O canal transmite quatro produções seguidas do estilo, contemplando desde preciosidades, como JESSE JAMES, de 1939, até a época de ouro do western, nos anos 1950, que abarcou alguns dos maiores nomes do cinema em atividade naquele momento. Entre os diretores presentes à mostra, e que ajudaram a definir a estética do gênero, estão Sam Peckinpah, Howard Hawks e John Ford. Nas produções selecionadas ainda desfilam estrelas atemporais do porte de James Stewart, Rock Hudson, Paul Newman, Charles Bronson, Gary Cooper, Grace Kelly, Charlton Heston, Kirk Douglas, Jeff Bridges, Kevin Costner e Danny Glover.

Mas o ciclo também vai passar pelo revival do estilo nos anos 70 e 80, apoiado em figuras de peso como a de Clint Eastwood, estrela e diretor de O CAVALEIRO SOLITÁRIO, cuja transmissão marcada para domingo, dia 6 de maio, às 19h50*, fecha a exibição do ciclo neste dia. E para quem ainda duvida da força do legado western, é só lembrar de cineastas que, apesar de não ambientar suas produções no velho oeste dos EUA, são fortemente influenciados por sua estética – como o chinês John Woo (de Missão “Impossível 2”). Ou Quentin Tarantino (“Pulp Fiction – Tempo de Violência” e “Bastardos Inglórios”), que filma neste momento o western de nome provisório “Django Unchained”. Confira a programação completa:
Sábado, dia 5 de maio
14h* - E O SANGUE SEMEOU A TERRA (Bend of The River, 1952, classificação indicativa 12 anos)
15h35* - O RESGATE DOS BANDOLEIROS (The Tall T, 1957, classificação indicativa 10 anos)
17h*- HOMBRE (Idem, 1967, classificação indicativa 12 anos)
18h55*- ERA UMA VEZ NO OESTE (Once Upon a Time in The West, 1968, classificação indicativa 14 anos)

Domingo, dia 6 de maio
14h*- MATAR OU MORRER (High Noon, 1952, classificação indicativa 12 anos)
15h30*- JURAMENTO DE VINGANÇA (Major Dundee, 1965, classificação indicativa 14 anos)
17h40*- SEM LEI E SEM A ALMA (Gunfight at The OK Corral, 1957, classificação indicativa 12 anos)
19h50*- O CAVALEIRO SOLITÁRIO (Pale Rider, 1985, classificação indicativa 14 anos)

Sábado, dia 12 de maio
14h*- CIMARRON (Idem, 1960, classificação indicativa 10 anos)
16h35*- CONSCIÊNCIAS MORTAIS (The Ox-Bow Incident, 1943, classificação indicativa 10 anos)
18h*- OS PROFISSIONAIS (The Professionals, 1966, classificação indicativa 12 anos)
20h10*- EM MÁ COMPANHIA (Bad Company, 1972, classificação indicativa 14 anos)

Domingo, dia 13 de maio
14h*- O RIO DA AVENTURA (The Big Sky, 1952, classificação indicativa livre)
16h25*- A FUGA DO FORTE BRAVO (Escape from Fort Bravo, 1953, classificação indicativa 10 anos)
18h10*- GALANTE E SANGUINÁRIO (3:10 to Yuma, 1957, classificação indicativa 12 anos)
19h45*- SILVERADO (Idem, 1985, classificação indicativa 12 anos)

Sábado, dia 19 de maio
14h*- ALVAREZ KELLY (Idem, 1966, classificação indicativa 14 anos)
16h*- JESSE JAMES (Idem, 1939, classificação indicativa 12 anos)
17h55*- PET GARRET E BILLY THE KID (Pet Garrett & Billy the Kid, 1973, classificação indicativa 12 anos)
19h50*- BUTCH CASSIDY (Butch Cassidy and The Sundance Kid, 1969, classificação indicativa 12 anos)

Domingo, dia 20 de maio
14h*- ADIOS, SABATA (Idem, 1971, classificação indicativa 14 anos)
15h55*- O PREÇO DE UM HOMEM (The Naked Spur, 1953, classificação indicativa 12 anos)
17h35*- O PASSADO NÃO PERDOA (The Unforgiven, 1960, classificação indicativa 10 anos)
19h45*- OS BRUTOS TAMBEM AMAM (Shane, 1953, classificação indicativa livre)

Sábado, dia 26 de maio
14h* - SANGUE DE HERÓI (Fort Apach, 1948, classificação indicativa 14 anos)
16h15* - EL DORADO (Idem, 1967, classificação indicativa 10 anos)
18h30* - LEGIÃO INVENCÍVEL (She Wore a Yellow Ribbon, 1949, classificação indicativa livre)
20h20* - BRAVURA INDÔMITA (True Grit, 1969, classificação indicativa 14 anos)

Domingo, dia 27 de maio
14h* - RIO VERMELHO (Red River, 1948, classificação indicativa 10 anos)
16h15* - ONDE COMEÇA O INVERNO (Rio Bravo¸1959, classificação indicativa 10 anos)
18h40* - RASTROS DE ÓDIO (The Searches, 1956, classificação indicativa 10 anos)
20h45* - O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (Man Who Shot Liberty Balance, 1962, classificação indicativa 12 anos)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


Um comentário:

j@Q disse...

Estou ansiosa pela exibição de Kung Fu! =)