quinta-feira, 28 de abril de 2011

Destaques de Maio no TCM

Em maio, no TCM, a ascensão e queda do IMPÉRIO INFAME
Programação especial exibida todas as terças-feiras do mês, sempre a partir das 22h*,
apresenta filmes sobre o pesadelo do Terceiro Reich de Adolf Hitler

Conhecido oficialmente como nacional-socialismo, o nazismo foi a ideologia adotada pelo governo alemão entre 1933 e 1945. Totalitarista, racista e antissemita, o movimento tornou-se sinônimo oficial de terror durante a Segunda Guerra Mundial, quando o chanceler germânico Adolf Hitler tentou impor a superioridade da chamada “raça ariana”. Além das cicatrizes indelevéis deixadas na história da humanidade, o Terceiro Reich também marcou profundamente o cinema, deixando obras inesquecíveis. Todas as terças-feiras do mês de maio, o canal TCM resgata estas produções históricas, verdadeiros retratos da natureza do mal, em uma sessão dupla especial começando a partir das 22h.

O percurso cinematográfico pela trajetória do “império dos mil anos” começa com “O Ovo da Serpente”, arrepiante interpretação de Ingmar Bergman para uma nação destruída pela Primeira Guerra Mundial, vivendo o que seriam as raízes anunciadas do nazismo. O imenso poderio militar do regime em ação pode ser visto em filmes como “Um Barco e Nove Destinos” e “Inferno Nº 17”. Já o plano de invasão da Rússia rendeu o selvagem “A Cruz de Ferro”, de Sam Peckinpah. E analisando o rastro deixado pelo pós-guerra, Jacques Tourneur filma “Expresso para Berlim” entre as ruínas bombardeadas de Berlim, colocando sob os holofotes um grupo que prepara um complô para a volta do nazismo. Já os inúmeros nazistas desaparecidos pelo mundo estão no foco da visão paranóica de “Os Meninos do Brasil”, que traz uma memorável interpretação de Gregory Peck para o Dr.Josef Mengele.

Confira abaixo a programação completa do ESPECIAL IMPÉRIO INFAME:

Terça-feira, dia 3 de maio
22h – O OVO DA SERPENTE (The Serpent’s Egg, 1977)

Terça-feira, dia 10 de maio
22h – A CRUZ DE FERRO (Cross of Iron, 1977)
0h25 – EXPRESSO PARA BERLIM (Berlin Express, 1948)

Terça-feira, dia 17 de maio
22h – A RAPOSA DO DESERTO (The Desert Fox, 1951)
23h40 – OS MENINOS DO BRASIL (The Boys From Brazil, 1978)

Terça-feira, dia 24 de maio
22h – A ÁGUIA POUSOU (The Eagle Has Landed, 1976)
0h20 – INFERNO Nº 17 (Stalag 17, 1953)

Terça-feira, dia 31 de maio
22h – UM BARCO E NOVE DESTINOS (Lifeboat, 1944)
23h50 – BARCO - O INFERNO NO MAR (Das Boot, 1981)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


TCM convida você a conhecer as cenas perdidas de uma obra-prima,
em METRÓPOLIS REFUNDADA
O documentário exibido na segunda-feira, dia 23 de maio, às 19h* remonta o lendário filme
de 1927, com partes inéditas encontradas 80 anos após a filmagem

Metrópolis é uma cidade governada por um poderoso e único empresário, Joh Fredersen. Seus moradores são divididos entre os colaboradores do dirigente, que constituem uma classe privilegiada, e os demais trabalhadores do local, que vivem como escravos nos subsolos do local. A película, “Metropolis” (1927), dirigida pelo visionário cineasta Fritz Lang, é considerada uma das obras-primas do cinema. Parte da obra ficou perdida durante quase 80 anos e, em 2008, estas cenas inéditas foram descobertas em Buenos Aires. Com as imagens raras, foi criado um documentário, METRÓPOLIS REFUNDADA, que o TCM exibe no dia 23 de maio, segunda-feira, às 19h.

O documentário exibe não só a cópia completa da obra alemã, mas também o caminho que a fez chegar à Argentina e como ela foi encontrada no Museu do Cinema Pablo Ducrós Hicken. Com destaque para o testemunhal do historiador cinematográfico Enno Patalas, personagem-chave nesta história, METRÓPOLIS REFUNDADA mostra ainda todos os aspectos envolvidos na silenciosa restauração do filme – uma obra pivotal da Sétima Arte que finalmente poderá ser vista em sua plenitude depois de 80 anos. A direção do documentário ficou a cargo de Evangelina Loguercio, Laura Tusi, Sebastian Yablon e Diego Panich.

METRÓPOLIS REFUNDADA vai ao ar no TCM na segunda-feira, dia 23 de maio, às 19h.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


No 70º aniversário de Cidadão Kane, TCM exibe lendário filme de Orson Welles

Canal comemora a data com a obra que é considerada a melhor de toda história do cinema,
no dia 1º de maio, às 22h*

“Rosebud”, a lendária expressão de Charles Foster Kane no leito de sua morte, traz a ponta de todo mistério e suspense de um dos filmes mais aclamados e comentados de toda a história do cinema. Em maio, o TCM apresenta “Cidadão Kane”, em comemoração ao 70º aniversário da película.

Considerado pelo American Film Institute como o melhor filme de todos os tempos, a enigmática obra de Orson Welles narra a vida de um empresário milionário, toda em flashback – técnica considerada inovadora na época. Atuando simultaneamente nos papéis de diretor, produtor, coescritor e protagonista, Welles havia, anos antes, tornado-se conhecido pela transmissão radiofônica em que dizia que a terra estava sendo invadida por extraterrestres. O fato, que anos depois foi adaptado para as telas por meio do filme “Guerra dos Mundos” (2005), causou tanto debate que levou o jovem radialista ao estrelato.

Como em quase todos trabalhos de Welles, famoso por sua irreverência, Cidadão Kane também foi uma obra polêmica. Um dos motivos principais foi a acusação de um empresário da época, William Randolph Hearst, de ver sua biografia retratada nos 119 minutos da obra. Magnata da imprensa, Hearst era proprietário da Hearst Corporation, que publicava cerca de 50 veículos, como jornais e revistas.

Confira a comemoração do 70º aniversário de CIDADÃO KANE, no dia 1º de maio:

22h – CIDADÃO KANE (Citizen Kane, 1941)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


TCM retrata a sangrenta Guerra Civil norte-americana na minissérie NORTE E SUL
Uma das maiores superproduções da história da TV estreia dia 7 de maio,
sendo transmitida todos os sábados, a partir das 14h*

George Hazard (James Read) e Orry Main (Patrick Swayze) se tornaram amigos enquanto estudavam na academia militar de West Point. O caso é que um deles vem de uma família abastada do Norte dos Estados Unidos, enquanto o outro é egresso das plantações do Sul, com uma família que tem escravos. Assim que chega a Guerra da Secessão, em 1861, estes dois amigos acabam sendo colocados em lados opostos do conflito. Baseada no best-seller de John Jakes, a minissérie NORTE E SUL foi indicada ao Emmy® e ao Globo de Ouro® e é uma das superproduções históricas mais caras da história da televisão norte-americana. O TCM exibe a primeira das três séries fechadas inspiradas na saga de Jakes – com episódios exibidos todos os sábados, às 14h, a partir do dia 7 de maio.

A saga, que reconstrói todos os detalhes da época em detalhes impressionantes, traz um elenco de estrelas fazendo participações especiais. Ao longo dos episódios das três minisséries (“North & South”, de 1985; “North & South: Book II”, de 1986, e “Heaven and Hell: North & South Book III”, de 1994), aparecem grandes nomes como David Carradine, Gene Kelly, Robert Mitchum, Jean Simmons, Morgan Fairchild, Lloyd Bridges, Olivia de Havilland e Peter O'Toole. No papel da dona de um bordel, é possível apreciar o trabalho da recém-falecida diva Elizabeth Taylor. E quem gosta de música tem que ficar atento, porque o lendário cantor country Johnny Cash mostra sua versatilidade como ator no papel do abolicionista John Brown.

NORTE E SUL começa a ser exibida pelo TCM no dia 7 de maio, indo ao ar todos os sábados, sempre às 14h.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


Bloco HORA DO ESPANTO retorna ao TCM
para comemorar os 100 anos de Vincent Price
Todas as quintas-feiras do mês de maio, sempre às 22h*, o espaço de programação dedicado
aos filmes de horror relembra um dos mais reverenciados monstros sagrados do gênero

A partir de maio, seres das trevas como vampiros, lobisomens, zumbis, cientistas malucos, alienígenas maléficos e bizarras mutações genéticas voltam a ter seu espaço na programação do TCM. Isso porque o bloco HORA DO ESPANTO está de volta ao canal. E no retorno deste encontro semanal para os fãs de filmes de terror, nada melhor do que preparar uma celebração ao centenário de nascimento do ator que se tornou o estereótipo do vilão dos filmes clássicos de terror: Vincent Price. Todas as quintas-feiras de maio, começando às 22h, o bloco HORA DO ESPANTO apresenta dois filmes clássicos estrelados por Price.

Seja pela gargalhada profunda e assustadora, seja pelas exageradas expressões visuais ou mesmo pelo indefectível bigodinho, não há como não lembrar de Vincent Price quando se fala em produções de horror. Afinal, ele foi ninguém menos do que o Dr.Anton Phibes, o cruel e vingativo cientista louco que comete as maiores atrocidades em sua câmara de horrores. Tão genial e insano quanto Phibes foi o seu Dr.Delambre em “A Mosca da Cabeça Branca”, que cria uma máquina de teleporte e acaba gerando uma criatura monstruosa. Estes são apenas alguns dos arrepiantes títulos desta exibição em que o mal ganhará diversas formas e figuras, mas será interpretado por um ser único e inimitável.

Confira abaixo a programação do bloco especial HORA DO ESPANTO em homenagem a Vincent Price:

Quinta-feira, dia 5
22h – MUSEU DE CÊRA (House of Wax, 1953)
23h40 – FARSA TRÁGICA (Comedy of Terrors, 1963)

Quinta-feira, dia 12
22h – A ORGIA DA MORTE (Masque of the Red Death, 1964)
23h40 – O SOLAR MALDITO (The House of Usher, 1960)

Quinta-feira, dia 19
22h – O ABOMINÁVEL DR.PHIBES (Abominable Dr.Phibes, 1971)
23h45 – A CÂMARA DE HORRORES DO ABOMINÁVEL DR.PHIBES (Dr.Phibes Rises Again, 1972)

Quinta-feira, dia 26
22h – A MOSCA DA CABEÇA BRANCA (The Fly, 1958)
23h50 – O MONSTRO DE MIL OLHOS (Return of the Fly, 1959)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.



TCM in Concert apresenta o ápice da mais ambiciosa turnê do camaleão David Bowie
Cantor britânico domina o palco em extravagante apresentação conceitual e teatral,
que vai ao ar na sexta-feira, dia 6 de maio, às 22h*

Pop dançante, rock de inspiração punk ou eletrônico experimental. De cabelos loiros, castanhos ou vermelhos. Vestido de terno, de saia ou como um andrógino rock star alienígena. Estas são algumas das muitas facetas do músico britânico David Bowie – adequadamente chamado pela crítica de “camaleão” pela quantidade de vezes em que se reinventou visual e musicalmente, sem colocar em risco a qualidade de seu trabalho. Em 1987, ele se lançou em uma enorme turnê mundial, batizada de “The Glass Spider Tour”. Tratava-se de sua transposição mais ambiciosa aos palcos, com muitas luzes, brilhos, cores e ostentação. E nos dias 6 e 7 de novembro daquele ano, Bowie então contou com o talento do diretor de videoclipes David Mallet para fazer o registro ao vivo daquelas apresentações – que, nestas duas noites, aconteceram na cidade australiana de Sydney. Este show poderá ser visto pelos espectadores do TCM dentro do TCM in Concert a partir da sexta-feira, dia 6 de maio, às 22h.

Com seqüências de dança coreografadas pela atriz e cantora Toni Basil (do sucesso “Hey Mickey!”), a performance da“The Glass Spider Tour” traz uma verdadeira coleção de hits de diversos momentos da carreira do cantor. Abrindo com “Day-In Day-Out”, estão lá “China Girl”, “Let's Dance”, “Never Let Me Down”, “Rebel Rebel”, “Heroes” e “The Jean Genie”, entre outros. De sua passagem pelo mundo dos filmes, destaque para “Fame” e “Absolute Beginners”. Entre as reinterpretações, Bowie homenageia os amigos com “I Wanna Be Your Dog” (dos Stooges de Iggy Pop) e “White Light, White Heat” (do Velvet Underground de Lou Reed). Para finalizar, nada melhor do que a irresistível “Modern Love”. Para abrilhantar ainda mais o espetáculo, é bom os fãs ficarem ligados na dupla de guitarristas: um deles é ninguém menos do que Peter Frampton, convidado pessoal de David Bowie para participar da turnê.

O show DAVID BOWIE: THE GLASS SPIDER TOUR será exibido pelo TCM in Concert na sexta-feira, dia 6 de maio, às 22h – com reapresentações no sábado, dia 14, às 20h; domingo, dia 22, às 20h; e na madrugada de quarta-feira, dia 25, para quinta-feira, dia 26, à 0h.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

No TCM o assinante encontra os melhores clássicos mundiais, desde a época de ouro do cinema, até as séries que fizeram história na televisão. O TCM transmite 24 horas de programação para a América Latina e Caribe; em espanhol, inglês e português e alcança 22.5 milhões de domicílios na América Latina.


Nenhum comentário: