quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Destaques da programação de Janeiro da TCM

TCM inicia o ano de 2011 comemorando aniversário de uma diva de Hollywood

Faye Dunaway completa 70 anos em 14 de janeiro e canal TCM realiza maratona de seus filmes, a partir das 22h*

Ela é uma das últimas divas ainda atuantes do cinema clássico e dona de uma beleza enigmática que lhe rendeu papéis de mulheres fortes e complexas. No dia 14 de janeiro de 2011, Faye Dunaway completa 70 anos e o canal TCM festeja seu aniversário com uma maratona de filmes da atriz.

Considerado o 42º melhor filme de todos os tempos pelo American Film Institute, “Bonnie e Clyde” (1967) lançou Faye Dunaway ao estrelato. A obra que conta a história de um casal de assaltantes é famosa por sua montagem acelerada e suas rápidas mudanças na linguagem e no tom da narrativa. Mas a atriz recebeu o maior reconhecimento do cinema, o Oscar® de melhor atriz por outro filme, “Rede de Intrigas” (1976). A produção do diretor Sidney Lumet (“Serpico”, 1973), vencedora de quatro estatuetas do Oscar®, conta a história de um locutor de um canal de televisão que, após a demissão, decide cometer suicídio ao vivo.  Confira abaixo a programação completa da homenagem:

COMEMORAÇÃO DO 70º ANIVERSÁRIO DE FAYE DUNAWAY – Sexta-feira, dia 14 de janeiro:
22h – REDE DE INTRIGAS (Network, 1976)
0h10 – BONNIE & CLYDE – UMA RAJADA DE BALAS (Bonnie and Clyde, 1967)
2h15 – O CAMPEÃO (The Champ, 1979)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.



TCM IN CONCERT: em janeiro, uma programação especial de shows espetaculares

Todas as quintas-feiras do mês, sempre às 22h*, o palco do canal do entretenimento clássico
será invadido por alguns dos nomes mais representativos da música mundial

Ao longo de janeiro, os fãs da boa música terão que reservar uma data específica em suas agendas para ficarem grudados diante do palco – ou, neste caso, diante da TV, devidamente sintonizada no TCM. Isso porque todas as quintas-feiras do mês, sempre a partir das 22h, o canal vai apresentar eventos musicais que marcaram um novo padrão e acabaram entrando para a história. Trata-se de um bloco de programação especial do TCM IN CONCERT – que, no dia 6, já começa com uma mistura de música, espetáculo e cinema. Trata-se de ROGER WATERS: THE WALL - LIVE IN BERLIN, representação da obra-prima do grupo Pink Floyd conduzida por seu ex-baixista e líder em homenagem à queda do Muro de Berlim. Gravado no dia 21 de julho de 1990 diante de um público de mais de 250.000 pessoas, o show é uma recriação ambiciosa ao vivo do filme de Alan Parker, lançado em 1982 e inspirado no álbum duplo conceitual de mesmo nome.

O que está programado a seguir é igualmente histórico: tem Michael Jackson na HISTORY WORLD TOUR registrada durante a turnê de mesmo nome que cobriu, com 82 apresentações entre 1996/1997, a maior parte da Europa, Ásia e Oceania, passando por cidades como Moscou, Budapeste, Seul, Bangkok, Sydney, Oslo, Dublin, Tóquio, Milão, Paris, Honolulu, Helsinki e Johannesburgo, entre outras. Na sequência, uma apresentação para poucos felizardos na casa londrina Gaumont State Theatre, em Kilburn, uma das últimas gravações do inesquecível Keith Moon tocando ao vivo com seus colegas do The Who, em uma performance cheia de deliciosos e inesperados improvisos. E no mítico estádio de Wembley, rigorosamente no mesmo ano, nada menos do que duas das mais importantes bandas inglesas de rock da história. Em 86, o Genesis apresentou-se diante de 288 mil fãs em quatro dias de apresentações com ingressos esgotados, na turnê do maior sucesso comercial da carreira do grupo “Invisible Touch”. Foi neste mesmo ano que o Queen, no auge de seu sucesso, lotou o estádio e presenteou sua terra natal com um dos shows mais memoráveis de sua trajetória e que, para alguns especialistas, é um dos mais intensos registros ao vivo de uma banda de rock.

Confira abaixo a programação completa do especial TCM IN CONCERT:

Quinta-feira, dia 6 de janeiro
22h - ROGER WATERS: THE WALL - LIVE IN BERLIN

Quinta-feira, dia 13 de janeiro
22h - MICHAEL JACKSON HISTORY WORLD TOUR

Quinta-feira, dia 20 de janeiro
22h - THE WHO: AT KILBURN 1977

Quinta-feira, dia 27 de janeiro
22h - QUEEN: LIVE AT WEMBLEY
23h25 – GENESIS: LIVE AT WEMBLEY STADIUM

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


Em janeiro, TCM convida seus espectadores a mergulharem
no fundo do mar dentro de um submarino

Todos os sábado do mês serão dedicados à vida nessas embarcações, a partir das 17h*

As máquinas solitárias do fundo do mar são o tema do especial IMERSÃO! IMERSÃO! IMERSÃO! do canal TCM, que será transmitido aos sábados, sempre às 17h*. Explorada em muitas missões de caçadores de recompensas e, também, na história militar, a vida nos submarinos foi para o cinema com muitas histórias narradas em meio a esses pequenos e claustrofóbicos espaços de metal. Por isso, o TCM exibe um especial, começando no dia 1º de janeiro, com o retrato mais realista desta rotina tensa, com “O Barco-Inferno em Alto Mar” (1981). O filme, considerado por muitos o melhor desse subgênero, conta o dia a dia de 44 homens que precisam sobreviver aos horrores da guerra do mar, em uma embarcação chamada “caixão de aço”.

No sábado seguinte, 8 de janeiro, “Os Russos estão chegando! Os Russos estão chegando!” (1966) traz uma mistura de comédia e guerra no conflito de duas superpotências – um submarino soviético que encalha sem querer na costa da Nova Inglaterra e acredita que vá conseguir ajuda. Em 15 de janeiro, um submarino norte-americano desliza sob o gelo polar com espiões soviéticos entre a tripulação com a missão de resgatar um satélite com informações secretas em “Estação Polar Zebra” (1968). Em “Raposa do Mar” (1957), um drama marcante vivido na Segunda Guerra Mundial, um destróier americano e um submarino alemão vivem uma caçada marinha tentando prever as manobras do inimigo em um complexo jogo de xadrez. E, finalizando o especial marítimo no dia 29 de janeiro, o filme “Maré Vermelha” (1995) conta a história de um poderoso capitão que entra em conflito com um oficial quando decide detonar seus mísseis e causar uma catástrofe mundial.

Confira abaixo a programação completa do especial IMERSÃO! IMERSÃO! IMERSÃO!.

Sábado, dia 1º de janeiro, às 17h
O BARCO-INFERNO EM ALTO MAR (Das Boot, 1981)

Sábado, dia 8 de janeiro, às 17h
OS RUSSOS ESTÃO CHEGANDO!, OS RUSSOS ESTÃO CHEGANDO! (Russians are coming!, the russians are coming!, 1966)

Sábado, dia 15 de janeiro
ESTAÇÃO POLAR ZEBRA (Ice Station Zebra, 1968)

Sábado, dia 22 de janeiro
A RAPOSA DO MAR (The Enemy Below, 1957)

Sábado, dia 29 de janeiro
MARÉ VERMELHA (Crimson Tide,1995)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.



No TCM o assinante encontra os melhores clássicos mundiais, desde a época de ouro do cinema, até as séries que fizeram história na televisão. O TCM transmite 24 horas de programação para a América Latina e Caribe; em espanhol, inglês e português e está disponível para três milhões de assinantes no Brasil e alcança mais de 20 milhões de domicílios na América Latina.

Nenhum comentário: