sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Em fevereiro, intensas produções sobre a Guerra do Vietnã na TCM

Em fevereiro, o TCM convida seus espectadores a uma viagem
pelo coração do conflito militar que marcou a alma dos EUA

Todas as quartas e sextas-feiras do mês, sempre às 22h*, canal exibe intensas produções sobre a Guerra do Vietnã

Um dos episódios mais traumáticos da história dos EUA, a fragorosa derrota na Guerra do Vietnã deixou dolorosas marcas que até hoje não cicatrizaram. A Sétima Arte também se viu irremediavelmente marcada, a ferro e fogo, pelas histórias do conflito – e este front de batalha gerou clássicos como “Apocalypse Now”, a incômoda viagem de Francis Ford Coppola ao inconsciente da guerra e que às vezes parecia mais uma alucinação. Esta produção histórica, estrelada por Marlon Brando, Martin Sheen, Laurence Fishburne, Robert Duvall e Harrison Ford, é um dos destaques do bloco de programação apenas com filmes sobre o embate em território vietnamita que o TCM preparou para o mês de fevereiro, exibido todas as quartas e sextas, sempre a partir das 22h.

Assim como Coppola em “Apocalypse Now”, o igualmente brilhante Stanley Kubrick também se afasta do realismo para levar o público à experiência de guerra em “Nascido para Matar”. Mas o Vietnã também teve histórias que não se passaram no campo de batalha, como é o caso de “Bom Dia, Vietnã”, sobre uma máquina militar esgotada que acaba censurando as notícias numa luta para exportar a liberdade ao Oriente. A solitária volta dos soldados para casa também rendeu contos humanos memoráveis, como o de “Amargo Regresso”, que joga luz sobre o estado de abandono e reclusão a que os veteranos de guerra tinham sido relegados com a história de um ex-combatente condenado a uma cadeira de rodas. E por trás da ação frenética, o primeiro filme da série “Rambo” esconde a desilusão e amargura do herói de guerra, vivido por Sylvester Stallone, que acabou rejeitado pelo país que um dia defendeu com sangue e suor.

Confira abaixo abaixo a programação completa deste especial:

Sexta-feira, dia 4 de fevereiro
22h – BOM DIA VIETNÃ (Good Morning, Vietnam, 1987)

Quarta-feira, dia 9 de fevereiro
22h – APOCALYPSE NOW (Idem, 1979)

Sexta-feira, dia 11 de fevereiro
22h – NASCIDO PARA MATAR (Full Metal Jacket, 1987)

Quarta-feira, dia 16 de fevereiro
22h – OS GRITOS DO SILÊNCIO (Killing Fields, 1984)

Sexta-feira, dia 18 de fevereiro
22h – RAMBO: PROGRAMADO PARA MATAR (Rambo: First Blood, 1982)

Quarta-feira, dia 23 de fevereiro
22h – AMARGO REGRESSO (Coming Home, 1978)

Sexta-feira, dia 25 de fevereiro
22h – APOCALYPSE NOW (Idem, 1979)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.



No TCM o assinante encontra os melhores clássicos mundiais, desde a época de ouro do cinema, até as séries que fizeram história na televisão. O TCM transmite 24 horas de programação para a América Latina e Caribe; em espanhol, inglês e português e está disponível para três milhões de assinantes no Brasil e alcança mais de 20 milhões de domicílios na América Latina.

Nenhum comentário: