terça-feira, 28 de junho de 2011

Destaques de Julho na TCM


Da telinhas para as telonas, os filmes estrelados pelos comediantes 
surgidos nas primeiras temporadas de Saturday Night Live
Todas as sextas de julho, sempre a partir das 22h*, desfilam pela programação do TCM 
astros como 
Chevy Chase, John Belushi, Dan Aykroyd e Bill Murray

Em 1975, a rede de TV norte-americana NBC abriu espaço não apenas para a irreverência, mas também para a transgressão. Foi neste ano que surgiu o programa humorístico “Saturday Night Live”, talvez um dos mais prolíficos celeiros de comediantes da televisão mundial. Esta geração de gênios da comédia, sempre ácidos e imprevisíveis, acabou crescendo tanto que precisou de uma tela maior. E enquanto aos sábados eles se dedicavam a uma série de esquetes curtinhos, no restante da semana eles migravam para o cinema, ganhando status em Hollywood. E justamente em homenagem a este grupo de mestres do riso é que o TCM preparou o bloco especial de programação FRIDAY NIGHT LIVE, com apresentações duplas de produções estreladas por nomes como Chevy Chase, John Belushi, Dan Aykroyd e Bill Murray. Grandes estrelas das cinco primeiras temporadas gloriosas do programa, eles influenciariam sobremaneira as comédias mais clássicas da década de 80.

Quem não se lembra do duo Belushi e Aykroyd que, de óculos escuros e chapéu meio de lado, protagonizou uma das mais espetaculares perseguições de carros do cinema, sempre ao som do melhor blues, em “Os Irmãos Cara de Pau”? E como esquecer do incorrigível otimismo de Chevy Chase ao interpretar Clark Griswold, o patriarca insuportável de “Férias Frustradas”, que acreditava que tudo ia dar certo mesmo diante do fracasso mais retumbante? E que tal relembrar o próprio Chase encarando Bill Murray e uma toupeira malandra que anda fazendo túneis sob o campo de golfe dos ricaços em “Clube dos Pilantras”? Confira abaixo a programação completa do FRIDAY NIGHT LIVE:

Sexta-feira, dia 1º de julho
22h - OS IRMÃOS CARA-DE-PAU (The Blues Brothers, 1980)
0h25 - ASSASSINATO POR ENCOMENDA (Fletch, 1985)

Sexta-feira, dia 8 de julho
22h - MÉDICO ERÓTICO (The Man with Two Brains, 1983)
23h40 - A PEQUENA LOJA DOS HORRORES (The Little Shop of Horrors, 1986)

Sexta-feira,dia 15 de julho
22h - NOSSO QUERIDO BOB (What About Bob?, 1991)
23h55 - OS TRÊS AMIGOS (Three Amigos!, 1986)

Sexta-feira, dia 22 de julho
22h - FÉRIAS FRUSTRADAS (National Lampoon's Vacation, 1983)
23h50 - ESTRANHOS VIZINHOS (Neighbors, 1981)

Sexta-feira , dia 29 de julho
22h - CLUBE DOS PILANTRAS (Caddyshack, 1980)
23h50 - OS ESPIÕES QUE ENTRARAM NUMA FRIA (Spies Like Us, 1985)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.


BOB MARLEY se apresenta no TCM in Concert do mês de julho
O rei do reggae mostra seu talento no sábado, 9 de julho, a partir das 20h35*

Já são 30 anos sem o lendário Bob Marley. Por isso, será no palco do TCM in Concert que ele irá se apresentar como poeta e profeta, com um de seus melhores registros ao vivo. Em “Bob Marley and the Wailers – Live! At the Rainbow”, de 1977, a plateia londrina se mantêm estática diante das mensagens transmitidas pela música do rei do reggae, que realizou esse show numa época em que o álbum “Exodus” ultrapassava barreiras étnicas e sociais.

Com o sucesso internacional de Bob, veio à tona sua importância política na Jamaica, onde ele enfatizava a necessidade de paz nas ruas da cidade onde vivia. Costumeiramente aconteciam brigas de gangues que causavam confusões e mortes e, com suas mensagens, Bob atingiu indiretamente esses agressores, que tentaram encontrá-lo. Assim, ele deixou o país para viver em Londres e veio a falecer por uma doença de pele, em 1981, na Flórida.

O carisma de Marley invade o TCM no dia 9 de julho, a partir das 20h35*, com canções como “Jamming”, “I Shot the Sheriff” e “Get Up, Stand Up”, seus maiores sucessos interpretados de forma intensa no palco.
As reapresentações acontecem na quinta, dia 14, às 23h25; no sábado, dia 23, às 23h50; e no domingo, dia 31, às 20h35.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Todo o sangue e pólvora da saga completa da família Corleone está no TCM

De 11 a 13 de julho, sempre a partir das 22h*, espectadores têm um encontro marcado
no TCM para a exibição da trilogia O PODEROSO CHEFÃO

Qualquer cinéfilo que se preze sabe o que significa ter um encontro marcado com Don Vito Corleone, comandante de uma das mais importantes famílias criminosas dos EUA. Se não quiser dormir com os peixes, é melhor desmarcar qualquer compromisso agendado para a segunda semana do mês do julho. Protagonista de uma trilogia épica da história da Sétima Arte, o personagem vivido por Marlon Brando estará na tela do TCM, de 11 a 13 de julho, pontualmente às 22h, com a exibição das três partes de O PODEROSO CHEFÃO, franquia dirigida por Francis Ford Coppola.

Em um quadro de grandiosas dimensões sobre a construção de um império norte-americano, somos inicialmente apresentados ao jovem Michael Corleone, soldado que retorna da Segunda Guerra Mundial disposto a manter-se afastado dos negócios de sua mafiosa família. Mas quando seu pai, Vito Corleone, se recusa fazer negócios com um influente traficante de drogas, uma guerra se inicia no submundo, levando-o a se envolver muito mais do que gostaria. Ao longo dos anos 50, vemos Michael expandindo a atuação dos Corleone para lugares como Las Vegas, Hollywood e Havana (Cuba), ao mesmo tempo em que relembramos o crescimento de um jovem Vito na Nova York dos anos 1910. E na terceira parte, o envelhecido Michael é trazido de volta ao cenário do crime pela ambição dos membros mais jovens do clã, tentando lidar com a fome de poder de um gângster ainda mais violento.

Inspirada na obra do escritor Mario Puzo, a série de filmes O PODEROSO CHEFÃO traz no elenco nomes de peso como Marlon Brando, Al Pacino, Robert De Niro, Andy Garcia, Joe Mantegna, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton. Confira abaixo a ordem de exibição no TCM:

Segunda-feira, 11 de julho
22h - O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather, 1972)

Terça-feira, 12 de julho
22h - O PODEROSO CHEFÃO – SEGUNDA PARTE (The Godfather: Part II, 1974)

Quarta-feira, 13 de julho 
22h - O PODEROSO CHEFÃO – TERCEIRA PARTE (The Godfather: Part III, 1990)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Nenhum comentário: