ORGULHO & PRECONCEITO se complementam no novo programa do TCM
Todas as terças de junho, às 22h*, o canal mostra as produções que retratam
a evolução do homossexualismo no cinema
No mês do Orgulho Gay o TCM lança um novo programa chamado ORGULHO & PRECONCEITO. Em parceria com o canal I.Sat, canal-irmão também do grupo Turner, a iniciativa mostrará a evolução de como o cinema tem retratado o homossexualismo. Em sessões duplas de filmes consagrados, o TCM exibe oito produções provocadoras nas suas épocas para celebrar a diversidade sexual. Com apresentação de Valéria Monteiro (primeira mulher a apresentar o “Jornal Nacional”, da Rede Globo), os especiais irão analisar estereótipos, insinuações e também seus retratos mais fiéis todas as terças de junho, às 22h.
ORGULHO & PRECONCEITO convida o público para fazer uma viagem fascinante partindo da libertadora “era do jazz”, com seus retratos ousados dos setores mais transgressores, ao repentino fim de festa provocado pela implementação do terrivelmente restritivo Código Hays em 1934. As produções selecionadas passam também pela sociedade repressora dos anos 50, pela liberação dos anos 60 e 70, e pela fortíssima cultura gay dos anos 80, que se transformou em parte inevitável do cenário social. Confira abaixo a programação completa:
Terça-feira, dia 7 de junho
22h – A ALEGRE DIVORCIADA (The Gay Divorcee, 1934)
0h05 – RAINHA CHRISTINA (Queen Christina, 1933)
Terça-feira, dia 14 de junho
22h – JUVENTUDE TRANSVIADA (Rebel Without a Cause, 1955)
0h10 – DE REPENTE, NO ÚLTIMO VERÃO (Suddenly, Last Summer, 1959)
Terça-feira, dia 21 de junho
22h – MEU PASSADO ME CONDENA (Victim, 1961)
23h55 – THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW (Idem, 1975)
Terça-feira, dia 28 de junho
22h – PARCEIROS DA NOITE (Cruising, 1980)
0h – FOME DE VIVER (The Hunger, 1983)
*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
A mais cobiçada diva de Hollywood aquece as telas do TCM em junho
No dia 1º, quando Marilyn Monroe completaria 85 anos, o canal apresenta quatro filmes em homenagem à inigualável musa em maratona a partir das 14h*
Nunca houve um mito como ela. Marilyn Monroe, nascida Norma Jean, grande diva do cinema nos anos 1950, marcou época no mundo do entretenimento. Seu bombástico sucesso a levou a alcançar o marco de 30 filmes rodados em 15 anos, estabelecendo ainda mais sua fama de mulher fatal definitiva. No dia 1º de junho de 2011, quando Marilyn completaria 85 anos, o TCM homenageia essa grande e única estrela.
O ano de 1953 foi um dos mais importantes para a carreira de Marilyn. Neste período, a diva consagrou-se como atriz, atuando em seus maiores sucessos. Dentre eles, “Como agarrar um milionário”, uma comédia que conta também com Lauren Bacall (“Assassinato no Oriente Express”) e Betty Grable (“A Alegre Divorciada”), interpretando um trio de modelos cansadas de homens sem dinheiro.
Marilyn se casou três vezes e seu último marido, o dramaturgo Arthur Miller, a presenteou com um papel escrito para ela: o de protagonista do filme “Os Desajustados”. Ao lado de Clarke Gable (“E o vento levou...”), interpretou Roslyn Taber, sua última personagem do cinema. Por coincidência, esta película também foi a última em que Gable atuou. A morte precoce de Marilyn, aos 36 anos, causou um enorme impacto na indústria cinematográfica e na sociedade. Ela ainda deixou um filme incompleto, intitulado “Something´s Got to Give”, que nunca foi finalizado.
Confira a programação da homenagem à Marilyn Monroe:
Quarta-feira, dia 1º de junho
14h – O PRÍNCIPE ENCANTADO (Prince & The Showgirl, 1957)
16h05 – O RIO DAS ALMAS PERDIDAS (River of no return, 1954)
17h40– COMO AGARRAR UM MILIONÁRIO (How to marry a millionaire, 1953)
22h – OS DESAJUSTADOS ( The Misfits, 1961)
*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
DIA D: em junho, TCM exibe duas faces da maior operação militar da história
No dia 5, a partir das 18h45*, canal mostra na seqüência dois clássicos sobre o desembarque das potências militares na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial
Em junho de 1944, uma ambiciosa manobra militar mudou para sempre o curso da história. Em uma das maiores manobras de guerra das quais se tem registro, milhares de homens das chamadas potências aliadas (britânicos, americanos, canadenses) desembarcaram pelo céu, pela terra e pelo mar na região da Normandia, costa litorânea da França. A chegada das tropas apanhou a máquina militar nazista de surpresa, tornando-se um movimento determinante para a vitória na Segunda Guerra Mundial. No dia 5 de junho, começando às 18h45, o canal TCM exibe dois filmes que fazem um retrato fiel e por vezes cruel de um dos episódios mais terríveis da humanidade.
Baseado no livro de Cornelius Ryan, o épico militar “O Mais Longo dos Dias” é uma recriação minuciosa e poderosa dos acontecimentos daquele desembarque – reunindo um elenco de peso: Richard Burton, Sean Connery, Henry Fonda, Robert Mitchum, Robert Wagner, John Wayne e até o cantor Paul Anka. A história é contada tanto sob o ponto de vista dos americanos quanto dos alemães. O filme seguinte, embora mais recente, não é menos épico: trata-se da superprodução “O Resgate do Soldado Ryan”. Com uma perfeição de detalhes assustadora, o filme dirigido por Steven Spielberg conta a história de um grupo de soldados que, em pleno Dia D, é designado a encontrar um jovem militar cujos dois irmãos foram mortos em combate. O elenco também é bastante estelar: Tom Hanks, Matt Damon, Vin Diesel, Giovanni Ribisi, Paul Giamatti, Dennis Farina, Ted Danson e Tom Sizemore. Confira os horários:
Domingo, dia 5 de junho
18h45 – O MAIS LONGO DOS DIAS (The Longest Day, 1962)
22h – O RESGATE DO SOLDADO RYAN (Saving Private Ryan, 1998)
*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
BILLY WILDER: o mestre que fazia filmes que ele mesmo gostaria de ver
No dia 22 de junho, quando o genial cineasta completaria 105 anos, TCM exibe maratona a partir das 14h* com três de seus filmes inesquecíveis
Nascido Samuel Wilder, este roteirista, produtor e diretor de cinema pretendia, originalmente, tornar-se advogado. No entanto, antes que pudesse dedicar-se ao Direito, mudou de idéia e mergulhou de cabeça no jornalismo, trabalhando em um jornal da capital austríaca Viena. Não demoraria até começar a escrever roteiros de filmes na Alemanha – trajetória brutalmente interrompida pela ascensão de Adolf Hitler, já que sua ascendência judia o fez emigrar para a América do Norte. Por mais que tenha desembarcado em Hollywood sem dizer uma palavra em inglês, o agora rebatizado Billy Wilder fez sua carreira decolar – primeiro com uma série de roteiros brilhantes e depois dirigindo seus próprios filmes. Sempre fazendo filmes com tom pessoal, sempre apresentando filmes inteligentes, ácidos, corrosivos, românticos, melancólicos, tristes e, principalmente, divertidos. Prestando uma homenagem a um dos mais cultuados diretores da Sétima Arte, o TCM preparou uma maratona com três grandes destaques de sua filmografia, a ser exibida a partir das 14h na quarta-feira, dia 22 de junho, justamente quando Wilder completaria 105 anos.
Artesão de alguns dos melhores diálogos do cinema clássico americano, ele trafegava tranqüilamente entre os mais diferentes gêneros. Em “Farrapo Humano”, ele explora o drama do alcoolismo do personagem vivido por Ray Milland. Já em “Testemunha de Acusação”, o diretor realiza uma intrincada trama de suspense, baseada na obra de Agatha Christie e com sólidas atuações de Tyrone Power e Marlene Dietrich. E na comédia romântica “Sabrina”, o amor reina em situações mais leves e delicadas, girando em torno da relação entre o casal Humphrey Bogart e Audrey Hepburn.
Confira a programação da maratona:
Quarta-feira, dia 22 de junho
14h – FARRAPO HUMANO (The Lost Weekend, 1945)
15h50 – TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (For the Prosecution, 1957)
17h55 – SABRINA (Idem, 1954)
*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário